barra1 logo Santarem

TRIBUNAL JUDICIAL DA
COMARCA DE SANTAREM

Notícias e Eventos

Imagem SANTAREM
Obras de Conservação e Restauro no Painel do PALÁCIO JUSTIÇA DE TORRES NOVAS


Ciente da riqueza patrimonial e artística de várias obras de arte existentes nos Palácios da Justiça que compõem o edificado do Tribunal Judicial da Comarca de Santarém, designadamente esculturas e pinturas, o Conselho de Gestão da Comarca tem procurado sensibilizar as entidades competentes – a DGAJ, o IGFEJ – para a urgente necessidade de salvaguardar algumas das obras existentes na Comarca, de valor inestimável, e que apresentam sinais de desgaste e mesmo danificação.

É o caso da pintura de cavalete existente na escadaria do edifício do Palácio da Justiça de Torres Novas, que se apurou ser da autoria do Mestre Manuel Lapa, datada de 1950, representando as Cortes de Torres Novas de 1438 (juramento de D. Afonso V).
Trata-se de uma obra de arte em estado de degradação crescente, sendo visível o destacamento da camada pictórica, necessitando, por isso, de imediata intervenção para a respectiva conservação e recuperação.

Após o competente procedimento e na sequência de celebração de contrato de empreitada de obras públicas, outorgado pelo Estado Português, através da Direcção-Geral da Administração da Justiça, representada pelo Sr. Administrador Judiciário do Tribunal Judicial da Comarca de Santarém, foi ontem assinado o auto de consignação e iniciados os trabalhos a cargo da NOVA CONSERVAÇÃO-Restauro e Conservação do Património Artístico-Cultural, SA, com sede Lisboa, e com um prazo de execução estimado de 60 dias.