barra1 logo Viseu

TRIBUNAL JUDICIAL DA
COMARCA DE VISEU

Tribunais e função jurisdicional

Os tribunais são orgãos de soberania com competência para administrar a justiça em nome do povo

Nos tribunais, o Ministério Público representa o Estado, exerce a ação penal e defende a legalidade democrática

Imagem VISEU
Mensagem do Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca


Caros Colegas,
Ex.mos Srs. Funcionários Judiciais

Tendo chegado o período de férias judiciais de verão, a todos desejo boas e retemperadoras férias (pessoais). Espero que consigam descansar e recuperar do esforço do ano de trabalho cumprido.
Todos enfrentámos mais um ano de trabalho exigente e complicado, ainda marcado pela pandemia, a que se acrescentou, no panorama internacional, a guerra aqui bem próximo, que acarretou consequências humanas, sociais e económicas sentidas de forma generalizada.
Não posso deixar de agradecer e enaltecer o labor de todos vós no ano que agora findou, traduzido em resultados indiscutivelmente positivos, como se alcança do relatório semestral que pode ser consultado na página web da Comarca. Neste primeiro semestre de 2022, foi possível cumprir a generalidade dos objetivos fixados, incluindo os estatísticos, na quase totalidade das jurisdições, e no global da Comarca, atingindo-se taxas de resolução de 105,26% (estatística oficial) e de 116,25% (estatística da secretaria).
No contexto de dificuldades que atravessamos, estes resultados devem-se essencialmente ao vosso desempenho profissional, sendo o papel dos órgãos de gestão o de vos apoiar e propiciar as melhores condições de trabalho possíveis.

Com os meus melhores cumprimentos e ao V. dispor,

Viseu, 18 de julho de 2022

A Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Viseu
Rute Maria Martins dos Santos Sobral