barra1 logo Lisboa Norte

TRIBUNAL JUDICIAL DA
COMARCA DE LISBOA NORTE

Notícias e Eventos

Imagem LISBOANORTE
Simulação de julgamento pelos alunos




No passado dia 28 de outubro, os alunos da Escola Pedro Jacques de Magalhães, Alverca, deslocaram-se ao Tribunal de Vila Franca de Xira, onde ocorreu uma simulação de julgamento no âmbito de uma atividade organizada numa colaboração entre a Ordem dos Advogados de Vila Franca de Xira e o Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.
Nesta simulação, alguns alunos e um professor da escola tiveram oportunidade de interpretar os “papéis” de arguidos e testemunhas, tendo, no mais, contado com a colaboração de srª juiz, srª magistrada do Mº Pº e srs. advogados.
A atividade teve como objetivo sensibilizar os alunos, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos para a realidade do tribunal. A “acusação” simulada descrevia situação de agressões e injúrias em espaço escolar.
No final teve lugar um momento de perguntas e respostas.
O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte teve muito gosto em receber estes alunos e está disponível para colaborar noutras iniciativas do género, como forma de aproximação da comunidade e, em concreto, das escolas à realidade dos Tribunais.