Uma delegação de juízes croatas da jurisdição do Comércio está em visita oficial a Portugal, com o apoio do Conselho da Europa. O objetivo principal da visita é o intercâmbio entre pares tendo em vista a troca de boas práticas sobre abordagens para a tramitação de processos judiciais comerciais totalmente digitais e a potencial introdução de ferramentas de inteligência artificial. A delegação croata vem conhecer o modo como Portugal tem implementado essas práticas inovadoras e os benefícios que elas trazem para a eficiência e transparência do sistema judicial.
Durante o primeiro dia da visita, os juízes croatas foram recebidos pelo Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa e pela Juíza Coordenadora do Juízo de Comércio de Lisboa que deu nota dos desafios que se colocam à transição para fluxos de trabalho sem papel e as soluções adotadas neste Juízo para os superar.
Durante esta visita, a delegação croata participará ainda em reuniões com o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça onde assistirá a demonstrações dos sistemas informáticos utilizados pelos tribunais portugueses (Citius).
A iniciativa, promovida pelo Conselho da Europa, visa não apenas o fortalecimento das relações bilaterais, mas também a promoção de um sistema judicial europeu mais coeso e eficiente. Espera-se que a visita contribua para a melhoria da cooperação internacional e para a construção de uma rede de contatos entre profissionais da área jurídica dos dois países.