
A prevenção e a repressão da violência doméstica, e em particular da violência contra as mulheres e contra as crianças, mobilizam importantes recursos do Estado e da sociedade e conta com um conjunto alargado de normas jurídicas que enquadram e disciplinam a atividade das diversas entidades e profissionais que atuam nas múltiplas vertentes em que se desenvolve. Na obra Legislação sobre Violência Doméstica Anotada – cuja autoria abrange as diferentes áreas do conhecimento e de responsabilidade operativa que cooperam e se complementam no cumprimento de uma intervenção que se carateriza pela interdisciplinaridade, pela interinstitucionalidade e pela intersecionalidade - são comentadas normas jurídicas direcionadas para a prevenção, a assistência às vítimas e a repressão dos comportamentos de violência contra as mulheres, violência contra as crianças e violência doméstica, nomeadamente a Lei n.º 112/2009, de 16 de setembro, e o art. 152.º do Código Penal, mas também outras disposições penais e processuais penais relevantes nesta matéria.
O lançamento da obra em causa dá o mote para a discussão de algumas temáticas em torno da violência doméstica, promovendo uma mesa-redonda com a participação de personalidades de diferentes áreas do saber.
À iniciativa, associou-se a Comarca de Braga, pelo que se apela à participação de todos os Senhores Magistrados no evento, cujo programa poderá consultar aqui.
REALIZAR INSCRIÇÃO
Programa de Intercâmbio - Jurisdição de Família e Menores»
Colóquio e lançamento de livro sobre violência doméstica reúne académicos e juristas na UMinho»
Meenos Conversa reúne vários Juízes de Direito e Juízes Desembargadores»
Realização do V Encontro de Trabalho - Magistrados do Ministério Público da área laboral»
V Encontro de Trabalho - Magistrados do Ministério Público da área laboral»