barra1 logo Santarem

TRIBUNAL JUDICIAL DA
COMARCA DE SANTAREM

Notícias e Eventos

Imagem SANTAREM
Incorporação de processo de Querela n.º 196/1982 no Arquivo Nacional da Torre do Tombo

                                         


Feliz ideia para perpetuar na história um acontecimento de grande significado”.
 
            Juiz Conselheiro Jubilado que presidiu ao julgamento do processo de Querela nº. 196/1982 do extinto Tribunal da Comarca de Vila Nova de Ourém


          Culminando as iniciativas levadas a cabo pelo Tribunal Judicial da Comarca de Santarém para assinalar os 40 anos do processo-crime do atentado de 12 Maio de 1982 contra o Papa João Paulo II, foi entregue hoje no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, com vista à incorporação no respectivo espólio e após o interesse manifestado pela Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas na sua conservação, o processo de Querela nº. 196/1982 do extinto Tribunal da Comarca de Vila Nova de Ourém.
          Este acontecimento assinala o cariz único e a relevância histórica, no contexto nacional, do referido processo judicial e o interesse público na sua preservação.
          E marca o desfecho da exposição evocativa dos 40 anos do processo-crime do atentado de 12 Maio de 1982 contra o Papa João Paulo II, inserida no âmbito das II Jornadas de Direito Criminal do Tribunal Judicial da Comarca de Santarém, que sob o mote “não há história sem memória” esteve patente ao público na sala expositiva do Paço dos Condes, em Ourém, e se traduziu numa viagem jurídica, histórica e sociológica que teve o intuito de proporcionar aos visitantes uma perspectiva única da visita do Papa João Paulo II a Portugal e do atentado de 1982, através de informação vária disponibilizada em painéis expositivos; da apresentação de filmes documentais, elementos fotográficos e jornalísticos; da reconstituição do gabinete de um Juiz dos anos oitenta do século XX, com elementos próprios disponibilizados pela Comarca; da exibição da arma do crime, cedida para a exposição pelo museu da Polícia Judiciária; e a exibição do próprio processo judicial.
          Exposição que foi pensada inicialmente para estar patente cerca de um mês e que, em virtude do grande interesse do público, foi prolongada até 31 de Janeiro de 2023, tendo contado com cerca de três mil visitantes, nacionais e estrangeiros, que gentilmente deixaram notas apreciativas da iniciativa e da exposição, e de entre os quais se destacaram as presenças do Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Dr. Henrique Araújo, e da Ministra da Justiça, Professora Doutora Catarina Sarmento e Castro.