barra1 logo Vila Real

TRIBUNAL JUDICIAL DA
COMARCA DE VILA REAL

Notícias e Eventos

Imagem VILAREAL
A Escola Secundária de S. Pedro de Vila Real visita o Tribunal

No dia 27 de abril, o Tribunal Judicial da Comarca de Vila Real, representado pela Senhora Juiz Presidente, Dr.ª Maria Hermínia Néri de Oliveira, recebeu a visita de duas turmas do 12.º ano de escolaridade da Escola Secundária de São Pedro, de Vila Real.
Esta visita enquadra-se no âmbito de um Plano para aproximação dos cidadãos ao poder judicial, tendo como objetivo proporcionar aos estudantes uma apreensão mais ampla do funcionamento do sistema judicial e estimular o interesse pela justiça.
A visita ao tribunal permitiu aos alunos adquirir conhecimentos práticos sobre o sistema judicial, percecionando as diferentes etapas de um processo judicial e compreendendo a importância do papel desempenhado pelos vários agentes da Justiça - Magistrados, Advogados, Oficiais de Justiça e demais profissionais envolvidos no sistema judiciário.
Essa interação permitiu aos estudantes obter uma visão mais próxima das  várias profissões jurídicas e considerar o direito como uma opção futura.
O Plano para aproximação dos cidadãos aos órgãos de justiça visa promover a transparência e a compreensão do sistema judicial, demonstrando como ele funciona na prática. Essas iniciativas têm como objetivo fortalecer a confiança da população no sistema de justiça, além de incentivar a participação ativa e honesta dos cidadãos nos processos judiciais.
A visita ao tribunal foi considerada, pelos alunos e professores, uma experiência bastante enriquecedora.
O Tribunal e as Escolas envolvidas neste projeto pretendem aproximar os órgãos judiciais à comunidade escolar,  aumentando, deste modo, a consciencialização dos jovens sobre os seus direitos e deveres como membros ativos da sociedade, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.