barra1 logo Vila Real

TRIBUNAL JUDICIAL DA
COMARCA DE VILA REAL

Notícias e Eventos

Imagem VILAREAL
Comemoração do Dia da Comarca de Vila Real

Dia da Comarca de Vila Real

Por deliberação do Conselho de Gestão do Tribunal Judicial da Comarca de Vila Real foi instituído o dia 20 de maio como Dia da Comarca de Vila Real, de forma a significar a própria instituição que é o Tribunal e potenciar um momento de convívio e de confraternização entre todos os que exercem funções no Tribunal e todos aqueles que, profissionalmente se relacionam, no exercício das respetivas funções, com o Tribunal Judicial da Comarca de Vila Real. Este evento será realizado, anualmente, no sábado seguinte ao dia 20 de maio, de forma rotativa, por ordem alfabética, em cada um dos municípios integrantes da área territorial do Tribunal. Assim, este ano, o primeiro deste evento, o “Dia da Comarca” comemorou-se em Alijó. No ano de 2024 concretizaremos este nosso Dia em Boticas. Esta comemoração especial, que reuniu Juízes de Direito, Procuradores da República, Oficiais de Justiça, Funcionários Judiciais, Advogados, representantes do Município e representantes dos órgãos da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana, proporcionou um momento de convívio entre todos os agentes da justiça. O encontro incluiu, para além de almoço e lanche partilhado, visitas ao Pinhão, ao Núcleo Museológico de Favaios – Pão e Vinho, ao Santuário da Nossa Senhora da Piedade em Sanfins do Douro ao Miradouro do Ujo e à Porta de Entrada do Parque Natural Regional do Vale do Tua sita em São Mamede de Ribatua, potenciando, deste modo, o conhecimento da história, cultura e costumes do território em causa. O Dia da Comarca de Vila Real veio fortalecer os laços entre os profissionais da justiça, estabelecendo um espaço de interação e conhecimento mútuo. Além disso, aproxima o Tribunal e os órgãos de segurança das comunidades locais, construindo uma relação colaborativa em prol da justiça e do bem-estar de todos os cidadãos.
A partir dessa primeira edição, bem-sucedida, espera-se que o Dia da Comarca de Vila Real se torne uma tradição anual, percorrendo os diferentes municípios da Comarca, de modo a valorizar cada localidade e promover uma maior coesão territorial.
Com o empenho de todos os envolvidos, essa iniciativa foi um excelente momento de encontro, aprendizagem e estímulo ao desenvolvimento cultural, reforçando a importância da justiça e sua relação com a comunidade.

FOTOS DO EVENTO