Conforme comunicado oficial da Polícia Judiciária, o Departamento de Investigação Criminal de Vila Real, procedeu à identificação e detenção de um homem, de 57 anos, suspeito de ter ateado um incêndio em área agrícola, localizada no concelho de Mondim de Basto, no passado dia 27 de agosto.
O detido foi presente ao Tribunal, no dia de ontem, 12 de setembro de 2024, para realização do 1.º interrogatório de arguido detido. No entanto, dada a impossibilidade de comparência e de nomeação de um defensor, de modo que assegurasse a defesa do arguido, foi adiada a diligência para as 14:00 horas do dia de hoje, 13 de setembro de 2024. Tendo-se verificado, uma vez mais, a impossibilidade do arguido se ver representado por um defensor, a diligência não foi realizada.
Acresce, ainda, que o prazo legal de 48 horas previsto nos arts. 28.º, n.º 1 da C.R.P., 141.º, n.º 1 e 254.º, n.º 1, al. a) todos do C.P.P., termina no dia de hoje, pelas 20h20m, o que, impôs a determinação judicial de “imediata restituição do arguido à liberdade”.
Crime de Incêndio Florestal - Não realização do 1.º Interrogatório judicial de arguido detido»
Tomada de posse da Senhora Magistrada Judicial»
Tomada de posse dos Senhores Procuradores da República»
Interligação Tribunal Escolas»
Aplicação de prisão preventiva - crimes de sequestro agravado, roubo agravado, furto qualificado»