Teve lugar na cidade de Vila real, nos dias 10 e 11 de outubro o XVIII Encontro Anual do CSM subordinado ao tema “50 ANOS EM NOME DO POVO - a transformação do poder judicial na democracia de Abril”, no âmbito das celebrações dos 50 anos de Abril e com reflexão sobre os 50 anos de evolução dos tribunais em Portugal desde o 25 de Abril.
Pela primeira vez na história dos encontros anuais do CSM, o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, esteve presente na sessão de abertura, que contou também com a ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, e o presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do CSM, juiz conselheiro João Cura Mariano.
A conferência de fundo foi de seguida conduzida pela ex-ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz, com o título “É o que falta fazer!”, abordando o futuro da justiça portuguesa.
Ao longo dos dois dias de encontro, uma série de painéis analisou o passado, o presente e os desafios dos tribunais em democracia.
No encerramento, a cidade anfitriã teve um papel de destaque no programa.Os participantes foram convidados a conhecer as ruas e os monumentos de Vila Real, numa visita organizada pela Câmara Municipal, que terminou na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Apresentação de cumprimentos do novo Comandante do Comando Territorial da GNR de Vila Real»
Medidas de coação - Crime de Tráfico de Estupefacientes - Tribunal Judicial de Vila Pouca de Aguiar»
Tomada de posse dos juízes sociais de Alijó, do Tribunal Judicial da Comarca de Vila Real»
Crime de abuso sexual de menores dependentes - Medidas de coação»